História do Futsal

HISTÓRIA DO FUTSAL NO BRASIL E NO MUNDO

O Futebol de Salão começou a ser praticado nos idos de 1940 por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Devido à dificuldade para encontrar campos de futebol, improvisaram “peladas” nas quadras de basquete e hóquei aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.

As bolas eram de crina vegetal, serragem ou cortiça granulada e sofreram sucessivas modificações, diminuindo o seu tamanho e aumentando seu peso.

Daí o fato de o futebol de salão ser chamada também de “esporte da bola pesada”.

De início as equipes variavam de número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, mas pouco a pouco foi fixado o limite de cinco.

Acreditaram, porém, que o futebol jogado nos salões da ACM era violento demais, principalmente para os goleiros. Por isso, sua prática ficou restrita aos adultos, e assim mesmo esporadicamente.

Durante um curso promovido pelo Instituto Técnico da Federação Sul-Americana da Associação Cristã de Moços, foram distribuídas cópias das regras a todos os representantes.

Nas décadas de 60 e 70 o futebol de salão conquistava o continente como desporto ordenado e regulamentado.

Com a fundação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, que congregava quase todos os seus países, surgiram os primeiros campeonatos Sul Americanos de clubes e de seleções nacionais.

Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajetória do futebol de salão, pois é feita sua fusão com o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa).

Surge então o “Futsal” terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo internacional.

Com a sua vinculação a Fifa, o futsal dá um grande passo para se tornar desporto olímpico, tendo na Olimpíada de Sidney/Austrália do ano 2000, o maior momento de toda a sua trajetória histórica. Porém a batalha continuou e em 2003 a Federação Paulista de Futsal elabora e faz o lançamento da campanha “EU QUERO FUTSAL OLÍMPICO” e o Futsal é incorporado nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.

Cronologia do Futsal

· 1949 – A ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de futebol de salão para meninos entre dez e quinze anos.

· 1954 – Em 28 de julho é fundada, no Rio de Janeiro, a primeira entidade oficial, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, na sede do América Futebol Clube.

· 1955 – Em 14 de junho é fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão.

· 1956 – É realizado o primeiro campeonato da cidade do Rio de Janeiro, com 42 disputantes, cabendo ao time carioca “Imperial” o título de primeiro campeão.

· 1958 – A Confederação Brasileira de Desportos resolve oficializar a prática de futebol de salão, uniformiza suas regras e funda o Conselho Técnico de Futebol de salão tendo as Federações Estaduais como filiadas.

· 1959 – Primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções. A seleção do Rio de Janeiro fica com o título, Seleção Paulista fica com o vice-campeonato.

· 1971 – É fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da é João Havellange.

· 1981 – A CBFS consegue sua sede própria.

· 1982 – É realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futsal, com o ginásio do Ibirapuera o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

· 1985 – O segundo Campeonato Mundial de Futsal é realizado na Espanha e o Brasil torna-se bi vencendo a própria Espanha.

· 1988 – Na terceira edição do Mundial de Seleções o Paraguai surpreende o Brasil e fica com o título na Austrália.

· 1989 – A Holanda é sede do quarto Mundial de Seleções, mais uma vez o Brasil conquista o título diante dos donos da casa.

· 1990 – A FIFA homologa a supervisão do futsal mediante extinção da Fifusa e cria sua comissão de futsal. Posteriormente, algumas Federações desistem de acabar com a Fifusa e elegem o Sr. Antonio Alberca presidente. Surge o termo Futsal.

. 1992 – Na quinta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista seu quarto título diante dos Estados Unidos em Hong Kong. A organização fica por conta da FIFA.

· 1996 – Sexta edição do Mundial de Seleções, o Brasil conquista o Pentacampeonato Mundial diante da Espanha, donos da casa.

· 2000 – Sétima edição do Mundial de Seleções, na Guatemala, o Brasil é surpreendido pela Espanha na Final.

· 2002 – É realizado o primeiro Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo, a Seleção Paulista é a campeã de forma invicta.

· 2003 – Por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: “Eu Quero Futsal Olímpico”.

Be Sociable, Share!