Escolinha

A IMPORTÂNCIA DO FUTSAL PARA A SOCIEDADE

Atualmente no Brasil, o Futsal é praticado pela maioria das crianças e adolescentes, pois é um esporte que pode ser praticado em pequenos espaços, tais como, ruas, praças e outros locais públicos, que são facilmente adaptados.

Tendo em vista a falta de espaço para a pratica do esporte mais famoso do mundo, o Futebol de Campo, o Futsal passou a ter grande vantagem, pois os governantes passaram a viabilizar espaços públicos em praças e escolas de ensino em geral, pois tais estabelecimentos já possuíam quadras para a pratica de outros esportes, cabendo apenas a marcação de novas linhas e colocação de traves.

Com o crescimento do Futsal, foram criadas instituições que organizam e dirigem as atividades esportivas, tais como Federações, Ligas e Associações, que deram o pontapé inicial para as chamadas Escolas de Futsal, onde professores tecnicamente preparados ministram aulas para crianças de várias faixas etárias, auxiliando assim o Estado no mister de EDUCAR e SOCIALIZAR, cultuando a saúde, a educação, a disciplina, a hierarquia e principalmente, o senso de CIDADANIA.

Quando uma criança pratica esporte, ela acaba tendo uma melhora em sua saúde, pois seu corpo que está em desenvolvimento, acaba tendo uma quantidade controlada de exercícios, auxiliando assim seu organismo no crescimento e a possuir uma maior resistência.

A educação está relacionada à disciplina e hierarquia, pois a criança recebe do professor orientação quanto às regras do jogo e a respeitar seu antagonista, acatando as decisões do árbitro e aprendendo a se socializar.

Na nova legislação desportiva, todo cidadão tem o direito de praticar esportes, sendo respeitado dentro desta legalidade e disponibilidades, culminando no Ministério dos Esportes, e que hoje várias Instituições são delegadas pelo poder público, para incentivar e incrementar o esporte.

Um exemplo disto tudo, é o trabalho desenvolvido pela Liga Suzanense de Futebol de Salão, onde há a participação direta nos ensinamentos e organização da Escola de Futsal, desenvolvido com crianças (masculino e feminino) de várias faixas etárias, as quais participam gratuitamente de aulas de Futsal, além de competições oficiais no município e cidades vizinhas, aliado ao fato de serem orientadas quanto à importância de sempre estarem praticando um esporte.

Em razão das atividades desenvolvidas, as crianças acabam se afastando das ruas e conseqüentemente das drogas e más companhias, tendo início à criação de um bom caráter e de um verdadeiro CIDADÃO, que é o interesse maior de nosso trabalho SOCIAL.

Portanto, o FUTSAL por ser um esporte de “massa”, é um dos veículos mais importantes de SOCIALIZAÇÃO e EDUCAÇÃO de nossas crianças, pois está cada vez mais perto de todos.

Be Sociable, Share!